No Nordeste, região onde Lula obtém seus melhores resultados, houve uma queda na avaliação positiva, de 51% para 36,8%
O percentual de eleitores que avaliam o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ótimo ou bom é de 32,4%, enquanto os que consideram ruim ou péssimo é de 43,5%, aponta a pesquisa do instituto Futura Inteligência divulgada nesta terça-feira, 10.
O levantamento mostra ainda que 22,5% consideram o trabalho regular, e 1,6% não sabem ou não responderam sobre o governo do petista. Essa é a terceira vez que a avaliação negativa fica numericamente acima da positiva na série histórica da pesquisa, que conta com sete rodadas.
Essa é a primeira vez que a avaliação negativa supera a positiva em mais de 10 pontos percentuais. Na pesquisa anterior, as duas percepções estavam tecnicamente empatadas.
No Nordeste, região onde Lula obtém seus melhores resultados, houve uma queda na avaliação positiva, de 51% para 36,8%. Por outro lado, a avaliação negativa subiu de 30,5% para 36,4% em relação à pesquisa de agosto.
A pesquisa Futura Inteligência utilizou uma amostra do tipo não probabilística, com 1.000 entrevistas realizadas entre os dias 18 e 25 de novembro de 2024. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.