Confira na íntegra:
O Governo de Pernambuco cumpriu todas as suas obrigações relativas ao Garantia-Safra 2017-2018, assim como todos os municípios inscritos. Ao todo, o investimento do Estado, de R$ 12,2 milhões, beneficia 120 mil famílias em 103 municípios do Estado, sendo 53 no Sertão e 50 no Agreste, com o pagamento de um benefícios de R$ 850 por agricultor ou agricultora inscrito.
A liberação dos recursos, no entanto, depende da conclusão do processo de avaliação de perdas da lavoura, a cargo da Coordenação Nacional do Garantia-Safra, que por problemas internos não vem conseguindo cumprir o cronograma. Assim, dos 103 municípios inscritos, apenas 33 tiveram os seus processos de avaliação finalizados.
Tendo em vista que os dados para a conclusão da análise das perdas dos municípios estão disponíveis desde março e que o Estado e 100% dos municípios inscritos estão adimplentes com o programa, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, por meio da Coordenação Estadual do Garantia-Safra, vem mantendo contato sistemático junto ao Governo Federal e à Coordenação Nacional do Programa no sentindo de cobrar a conclusão da avaliação das perdas e a liberação dos benefícios aos agricultores e agricultoras dos 70 municípios ainda não contemplados.