Iniciativa tem início nesta quarta-feira (14), na Zona da Mata Sul. A ação, que prevê a entrega gratuita de carteiras de identidade e certidões de nascimento, segue até terça-feira (20).
G1 PE / Foto: reprodução
Secretaria de Defesa Social, com apoio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos promove, a partir desta quarta-feira (14), uma ação para emitir carteiras de identidade e certidão de nascimento para moradores de cidades atingidas pelas chuvas e enchentes de maio deste ano, na Zona da Mata Sul e no Agreste de Pernambuco. A iniciativa segue até terça-feira (20). Todos os documentos e fotos 3x 4 serão entregues de forma gratuita.
No estado, 27 municípios estão em situação de emergência, decretada pelo governo estadual e reconhecida pela União. Seis pessoas morreram: duas no Recife, duas em Caruaru, no Agreste, e duas em Lagoa dos Gatos, na mesma região.
A iniciativa tem início em Palmares e Gameleira, na Mata Sul. Na quinta-feira (15), os serviços serão prestados em Catende e em Barreiros, na Mata Sul.
Na sexta-feira (16), serão atendidos moradores de Água Preta, na Mata Sul, e de Cortês, no Agreste. Sábado (17), será a vez de Ribeirão e Rio formoso, na Mata Sul.
Na segunda-feira (19), as equipes estarão em Jurema, no Agreste, e em São Benedito do Sul, na Mata Sul. Na terça-feira (20), haverá ações em Belém de Maria e em Sirinhaém, na Mata Sul.
Além da SDS, a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos também vai estar presente nesses municípios, por meio do Balcão de Direitos. Está prevista a emissão das segundas vias das certidões de nascimento, casamento e óbito.
A prioridade dessas ações é atender municípios elencados pelo Governo do Estado como prioritários. A meta é estender o atendimento a todas as cidades afetadas.