Donos do local se recusaram a tomar a vacina contra a Covid-19
A pousada Flat Bai?a do Sancho, em Fernando de Noronha, foi interditada, ontem, porque os donos do local se recusaram reiteradamente a tomar a vacina contra a Covid-19. De acordo com a Administração da ilha, o estabelecimento foi notificado sobre a necessidade de seguir o protocolo de prevenção à doença, mas, mesmo assim, descumpriu regras.
A interdição ocorreu após a elaboração de um laudo feito pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), atestando risco eminente à saúde pública. O documento considera que serviços de hospedagem constituem atividade de contato direto com pessoas.
A reportagem do G1 entrou em contato com os donos do local, que disseram ter tomado a vacina depois da suspensão.
O caso foi descoberto após uma denúncia à Apevisa. Uma equipe da agência foi ao local e deu um prazo de dez dias para regularização.
“Como os responsáveis pela pousada continuaram recusando a vacina, desrespeitando os protocolos sanitários para atendimento aos turistas, a Apevisa emitiu um laudo técnico atestando risco eminente à saúde pública e determinando a suspensão das atividades no estabelecimento”, afirmou a administração de Noronha.
Por causa do contato com o público, segundo a Administração de Noronha, é necessário que todos os que circulam nesses ambientes estejam completamente vacinados. Isso inclui colaboradores, administradores e hóspedes, dentre outros.
Desde outubro, todas as pessoas que desembarcam em Noronha precisam apresentar comprovante de vacinação.