Início Notícias Governadores do Nordeste divulgam carta contra a privatização do setor elétrico

Governadores do Nordeste divulgam carta contra a privatização do setor elétrico

809
alt

No documento, os gestores destacam a importância da Chesf para o desenvolvimento do setor elétrico do Nordeste e para o Rio São Francisco

JC Online / Foto: reprodução

Uma carta endereçada ao presidente Michel Temer (PMDB), em que os nove governadores do Nordeste declaram oposição ao projeto de privatização do setor elétrico, foi divulgada no início da tarde desta terça-feira (05) pela assessoria de comunicação do Governo de Pernambuco.

No documento, os gestores destacam a importância da Chesf para o desenvolvimento do setor elétrico do Nordeste e para o Rio São Francisco. Levando isso em consideração, alertam para uma possível privatização das águas do Velho Chico.  “A transferência para investidores privados do controle operacional das usinas do Sistema Eletrobras, particularmente daquelas geridas pela Chesf, condicionará por décadas todo projeto ou ação que demande água do Rio São Francisco”, afirmam.

Os governadores ainda lembram o histórico das privatizações brasileiras, que sempre prometem melhorar a qualidade e baratear as tarifas, mas costumam levar a resultados insatisfatórios. “Como podem verificar os clientes de operadoras de telefonia celular, extremamente deficientes”, argumentam.

Na carta, os governadores sugerem uma série de ações que podem ajudar a amenizar as dificuldades do setor elétrico, como excluir a Chesf do Grupo Eletrobras, transformando-a numa empresa púbica vinculada ao Ministério da Integração Nacional; manter o contrato de concessão das usinas cotizadas, cujo prazo se encerra em 2043; adicionar à tarifa da energia cotizada um percentual que garanta à Chesf concluir o plano de obras já contratado com a ANEEL e executar o Plano de Revitalização do Rio São Francisco, elaborado pela ANA.

O documento foi assinado por Renan Filho (governador de Alagoas), Rui Costa (governador da Bahia), Camilo Santana (governador do Ceará), Flávio Dino (governador do Maranhão), Ricardo Coutinho (governador da Paraíba), Paulo Câmara (governador de Pernambuco), Wellington Dias (governador do Piauí), Robinson Faria (governador do Rio Grande do Norte) e Jackson Barreto (governador de Sergipe).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here