Por Cidinha Medrado para o blog
O Lions Clube é uma instituição internacional de serviços com o objetivo de promover o entendimento entre as pessoas em uma escala internacional e atender a causas humanitárias, promovendo trabalhos voltados para comunidades locais. O sucesso desse trabalho depende da eficiência dos seus membros. Uma característica que faz ser reconhecida a instituição é a capacidade de trabalhar cooperativamente com outros Lions a fim de atingir metas e missões. Durante visita ao Lions Clube de Araripina, o governador do Distrito LA-5, Wilson Moromizato explicou com mais detalhes os encargos dessa posição de liderança.
“Acredito que uma boa parte das pessoas ouviram falar do Lions de maneira errada, eu quero fazer um esclarecimento, o Lions tem se preocupado em levar para comunidade qual é a principal finalidade. Nós temos vários distritos, no norte e nordeste, do distrito LC 1 até o distrito LC 6 e o nosso é o distrito LC 5, que pega do Rio Grande do Norte, Paraíba e Oeste de Pernambuco. Outra coisa que eu queria esclarecer que o Lions não é filantropia, a gente até faz algumas atividades filantrópicas, mas a nossa finalidade é fazer por exemplo, como essa questão da escola, que alguma coisa permanente”, explicou ele.
O Lions Clube está no Brasil há 70 anos, são 48 clubes atualmente no mundo, mais de 200 países englobam países como Japão, Argentina, vários continentes então, a sede fica nos Estados Unidos. A instituição tem um programa chamado subsídio, que é um fundo financeiro para emergências, para campanhas nacionais e internacionais, como na última enchente que aconteceu em Araripina em 2018. O programa destinou um subsídio de emergência no valor de U$$ 10 mil. É esse fundo que sustenta as ações permanentes.
“Essa é minha primeira visita presencial a um clube com muito orgulho aqui em Araripina, a gestão do governador começa em julho de um ano e termina em julho do ano seguinte, a minha começou em julho de 2021 e termina em junho de 2022, durante este ano Leonício a gente traça algumas metas e campanhas com alguns objetivos de realmente melhorar os serviços, fazer serviços de qualidade, todo serviço é bem-vindo, a gente quer nesta gestão serviços que permaneçam na comunidade, isso é muito importante para gente”, explicou Wilson.
As campanhas são a nível mundial, para quem quiser doar e participar das campanhas é preciso entrar na página do Lions e clicar no subsídio catástrofe. Como no caso da campanha em prol do Haiti que já recebeu do Club cerca de U$$ 100 mil.