A ginecologia cuida da saúde da mulher, por isso, um check-up com o (a) ginecologista é fundamental. Muito além de diagnosticar doenças, a ginecologia pode ajudar a preveni-las. No programa Araripina Urgente (Rádio ARARI FM), desta sexta-feira (16), a médica ginecologista Késia Holanda, participou de um momento especial para responder perguntas das ouvintes do comunicador Roberto Gonçalves. Um dos assuntos bastante comentados foi sobre a vida sexual e como a mulher escolher o melhor método anticoncepcional. Essa também foi a primeira a pergunta, feita por uma moradora do bairro Cavalete, a Elizangela.
“A melhor forma de escolher a contracepção é entre você e seu médico. Existem várias formas, as hormonais que são as pílulas, injeções, e algum Diu. Tem também as não hormonais que são os métodos de barreiras. Toda mulher deve conversar com seu médico”, aconselhou, esclarecendo que existe um método para cada caso, ou seja, uma mulher não pode se adaptar a todos os medicamentos ou mecanismos contraceptivos, cada uma teu o seu tipo.
Já a ouvinte Maria Francisca do bairro Adelino (Casinhas), perguntou se são normais, tantos sintomas durante a TPM, pois costuma sentir muita cólica, dor de cabeça e dor nos seios.
“Na verdade são sintomas comum em mulheres que tenham TPM, pois nem toda mulher tem TPM, mas as que têm, costumam ter estes sintomas. Outras mulheres ficam com náuseas, vômitos entre outros, e para TPM existe tratamento também”, disse a doutora.
É possível engravidar durante o período menstrual? A pergunta da ouvinte Rosângela do bairro Alto da Boa Vista repercutiu entre as ouvintes. A médica explicou que não é possível engravidar durante esse período, por que não tem produção de óvulos, que precisa do espermatozoide para fecundar. Se a mulher está menstruada é porque não houve reprodução entre o óvulo e o esperma.
A ginecologia ajuda a melhorar a vida das mulheres e ensina a cada uma conhecer a si mesma, entendendo os sinais do próprio corpo e seu poder. Ouça na íntegra: