Início Notícias Gilmar Júnior cobra que Raquel Lyra libere o dinheiro do Piso da...

Gilmar Júnior cobra que Raquel Lyra libere o dinheiro do Piso da Enfermagem repassado pelo Governo Federal

81
Foto: divulgação

Representante da Enfermagem na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Gilmar Júnior (PV) questionou o Governo do Estado sobre o motivo de os recursos repassados pelo Governo Federal para pagamento do Piso Nacional da categoria estarem presos em uma conta bancária.

O parlamentar informou em uma live no Instagram, ontem (26), que o Estado tem R$ 14,7 milhões enviados pela União para serem pagos aos profissionais, mas o Poder Executivo não liberou os valores. A informação está disponível no portal Investsus.

O parlamentar explicou que todos os Estados e municípios têm uma conta para receber recursos do Governo Federal, o Fundo Especial para Enfermagem. É a partir dessa conta que o dinheiro deve sair para ser entregue aos profissionais, mas em Pernambuco esse processo não está ocorrendo.

“Governadora Raquel Lyra, com todo o respeito, esse dinheiro não é seu, não é da Secretaria de Saúde. Esse valor pertence aos meus colegas auxiliares, técnicos e enfermeiros. O Estado está segurando um valor que não lhe pertence e isso é simplesmente uma vergonha, um absurdo. O Estado precisa trabalhar para que cada centavo vá para o bolso de quem lhe é devido”, cobrou Gilmar Júnior.

O parlamentar fez esse mesmo questionamento para a secretária de Saúde da gestão Raquel Lyra, Zilda Cavalcanti, na manhã de ontem, pessoalmente, durante audiência pública da Comissão de Saúde da Casa. Na ocasião, a secretária respondeu que os repasses do Piso são feitos para as Organizações Sociais (OS) e para as entidades filantrópicas. Segundo a gestora, o Estado está 100% em dia com o repasse, o que gerou mais questionamentos de Gilmar Júnior.

“Se você trabalha em uma OS ou hospital filantrópico, o Estado garantiu que todo dia 20 ele faz o repasse, sempre. A gente precisa questionar por que não está chegando no bolso dos profissionais e descobrir se quem está mentindo é o Governo do Estado ou as OS e a filantropia”, enfatizou o parlamentar.

A secretária ainda disse que a governadora não está investindo o dinheiro da Enfermagem e ficando com o lucro. “Mas a gente não entende por que o dinheiro está congelado lá na conta”, indagou Gilmar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here