Assessoria
Evandro Alencar explanou, no domingo (30/09), numa reunião na residência do médico Agamenon Braz, no Sítio Batinga, em Araripina, seu primeiro projeto de lei a ser colocado para votação na Câmara Federal. Segundo o candidato, a legislação vai permitir que associações de moradores urbanos ou rurais possam gerar energia renovável para consumo próprio e compensado na conta dos associados.
O candidato explicou que a associação vai gerar energia, através de placas solares ou outro tipo de energia renovável, jogar na rede da distribuidora de cada estado e abater no consumo dos associados. Além disso, Evandro informou que essa produção de energia será incentivada por recursos enviados por emendas parlamentares durante o seu mandato de deputado federal. “Eu vou enviar recursos para as associações implantarem projetos de energia renovável, para ajudar o agricultor que tanto sofre com altas taxas de energia elétrica e fortalecer as associações”, afirmou.
Uma das bandeiras de Evandro é a agronomia com o foco na irrigação subsupercifial, adoção de preço mínimo para os produtos da agricultura familiar e energia renovável com o intuito de diminuir os custos do produtor rural: “O Brasil vai ganhar porque aumentará a produção de energia renovável, a associação vai ganhar porque vai fidelizar os associados, que irão ganhar porque terão sua conta de energia reduzida, ou até mesmo zerada”, ressaltou Alencar.