Pela primeira vez, o Senado Federal vai realizar uma audiência pública no Vale do São Francisco, no interior de Pernambuco, para discutir os problemas causados pela estiagem, que estão sendo enfrentados pelos agricultores da região com a dificuldade de abastecimento nos perímetros irrigados.
O encontro foi pedido pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), ex-prefeito de Petrolina, e pode contar com a presença do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, que foi convidado pessoalmente por FBC, ex-ocupante da pasta.
O senador pernambucano lembra que a região movimenta R$ 2 bilhões e gera 240 mil empregos diretos. Ele lembra que o ABC Paulista, onde estão algumas das maiores empresas do País, emprega 150 mil pessoas.
Devido a estiagem, porém, o vale tem passado por um momento delicado e corre risco de perder produtividade e desempregar. A Barragem de Sobradinho, de onde vem a água para irrigar a maioria dos perímetros, está com 19,37% da capacidade.
“Precisamos de ações urgentes, para que não existam perdas, mas também é fundamental que possamos discutir estratégias mais eficazes, para que problemas desta natureza não voltem a acontecer”, lembra FBC.
Os agricultores locais defendem a suspensão do plantio de novas áreas, dentro e fora dos perímetros, e a aquisição de equipamentos de bombas flutuantes para aumentar a captação de água.
No Vale do São Francisco, 94% dos empreendimentos são ocupados por pequenos produtores, com até 20 hectares de terra plantados.
A audiência pública ocorre na próxima sexta-feira (10), às 13h, no auditório do Sest/Senat, em Petrolina. O encontro será coordenado pela presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, Ana Amélia (PP/RS).