“É preciso que a Secretaria de Saúde se justifique”, disse o senador
Por Edenevaldo Alves / Foto: Blog do Roberto
Nesta sexta-feira (14), o Senador Fernando Bezerra Coelho participou do Programa Edenevado Alves na Petrolina FM e recomendou que a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) apresentasse uma justificava plausível do ponto de vista técnico sobre a permanência do fechamento de bares e restaurantes em Petrolina (PE).
FBC afirmou que o município apresenta bons indicadores no ponte de vista de leitos de retaguarda, leitos de UTI, número de novos casos e números de óbitos. Assegurou, também, que num comparativo entre cidades do nordeste com mais de 200 mil habitantes, Petrolina é a que apresenta os melhores resultados diante da pandemia do coronavírus.
O Senador aproveitou para acrescentar na entrevista sobre municípios de Pernambuco, na região metropolitana, com indicadores muito piores que Petrolina e que estão em fases muito mais avançadas. “É preciso que a Secretaria justifique, por que se não fica parecendo que é uma tremenda injustiça, não com prefeito, mas com os proprietários que já estão muito machucados com a crise”, explicou.
No desfecho do assunto FBC foi questionado se a decisão do Governo do Estado teria alguma relação com politicagem. O Senador disse que preferia não acreditar nisso e que tem trabalhado para não misturar política com política sanitária. “Nos temos que cobrar os argumentos para justificar Petrolina não ter avançado na reabertura das atividades, sobretudo de restaurantes e bares (…) o que deve prevalecer é a decisão técnica. Eu acho que os números de Petrolina oferecem condições para essa reabertura maior que não foi permitida pelo Governo do Estado”, finalizou.