O índice leva em conta a situação dos cursos de graduação, através da média dos últimos resultados disponíveis no Conceito Preliminar de Cursos (CPC).
Por Alvinho Patriota
Promovido para avaliar a qualidade das instituições de ensino superior do país, o Índice Geral de Cursos (IGC) mostra um quadro preocupante sobre a educação superior nos municípios de Salgueiro, Floresta, Serra Talhada e Arcoverde. A Fachusc (Salgueiro), o Centro de Ensino Superior de Arcoverde, o Instituto Superior de Educação de Floresta, a Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada e a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada tiraram nota 2 no IGC, em uma escala que vai de 1 a 5.
O índice leva em conta a situação dos cursos de graduação, através da média dos últimos resultados disponíveis no Conceito Preliminar de Cursos (CPC) dos cursos avaliados da instituição no ano do cálculo e nos dois anteriores, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos. Também é levada em consideração a nota Capes, que mede o desempenho na pós-graduação.
As instituições que atingem menos de 3 pontos no IGC são consideradas insatisfatórias e entram na mira do Ministério da Educação, sujeitas a sofrer sanções e medidas para sanar os problemas encontrados pelo MEC.