Início Notícias Excessos sonoros da campanha voltam a ser alvo do MPPE no Sertão...

Excessos sonoros da campanha voltam a ser alvo do MPPE no Sertão de Pernambuco

67
Foto: reprodução

A fim de resguardar o sossego e a saúde dos moradores dos municípios de Parnamirim e Terra Nova, no Sertão Central, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos poderes públicos municipais que limitem os excessos sonoros durante manifestações e atos da campanha eleitoral deste ano. Tendo em vista que o barulho causa perturbação a pessoas e animais, o promotor de Justiça Igor de Oliveira Pacheco esclareceu: “Deve ser preservado o direito à saúde mental de crianças, pessoas idosas, hipertensas, portadoras do transtorno do espectro autista (TEA), grávidas e outras pessoas com hipersensibilidade auditiva. Além de considerar a sensibilidade de alguns animais domésticos e silvestres“.

Por conta disso, a Promotoria de Justiça Eleitoral da 78ª Zona Eleitoral, de Parnamirim e Terra Nova, recomendou aos poderes públicos das duas cidades que observem as legislações ambientais, no que diz respeito aos limites sonoros e a não utilização de fogos de artifício que produzam sons altos e estampidos, optando-se por artefatos pirotécnicos sem emissão de ruídos.

Sugere, ainda, a realização de ações voltadas à conscientização da população acerca das normas que proíbem a emissão de níveis sonoros acima dos limites aceitáveis, além de ações fiscalizatórias e preventivas quanto ao uso de fogos de artifícios e estampidos que ultrapassem os níveis sonoros legais.

Ainda há o perigo de acidente por quem manuseia os artefatos. Segundo dados do Ministério da Saúde do Brasil, mais de 7 mil pessoas nos últimos anos sofreram lesões decorrentes do manuseio de fogos. Por isso, a adoção, pelo poder público, de medidas preventivas“, justifica o promotor de Justiça Igor Pacheco. A íntegra da recomendação pode ser consultada na edição do Diário Oficial Eletrônico do MPPE do último dia 20 de setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here