Caro amigo Magno,
Em resposta aos números apresentados pelo atual prefeito de Araripina, em nota publicada nesse respeitado blog de notícias, venho as esclarecer, trazendo a real situação dos números deixados por nossa gestão, enquanto prefeito de Araripina.
No tocante às folhas dos professores, de fato deixamos o mês de novembro em aberto, pois, com a verba recebida pelo FUNDEB, onde o valor não alcançava as duas folhas, novembro e 13° salário, tivemos que priorizar, e o fizemos pagando o 13° salário dos professores.
Diante da crise instalada nos últimos tempos na União e, consequentemente, nos Estados e Municípios, os salários dos Professores vinham sendo pagos até o décimo dia útil do mês subsequente, pelo que entendemos que o mês de dezembro/2016, deverá ser pago em janeiro, data em que não sou mais prefeito.
Quanto à previdência, quando assumimos a gestão municipal, encontramos um passivo previdenciário de décadas, junto ao Instituto Nacional do Seguro Social-INSS, parcelamos o débito, inclusive da Autarquia Educacional do Araripe – AEDA, da administração indireta, e pagamos, durante nossa gestão, uma parcela no valor de R$ 280.000,00 (duzentos e oitenta mil reais). Recebemos, ainda, o ARARIPREV (Previdência Municipal), com 4 (quatro) folhas de inativos sem pagamento, dos meses de outubro, novembro, dezembro e 13° salário, conseguimos colocar em dia e deixamos o Município, dia 31/12/2016, com apenas o mês de dezembro em aberto.
É importante ressaltar que Araripina é um município de grande porte e com muitos problemas e que fizemos o possível para repassar para a próxima gestão os dados necessários para o bom andamento dos trabalhos. Tivemos uma gestão transparente, inclusive a mais transparente da Região do Araripe, segundo dados do próprio Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco – TCE-PE.
Todas as transações realizadas por nossa gestão encontram-se disponíveis no portal da transparência, nada tendo a ocultar.
Na verdade, o atual prefeito está fazendo alarde, e querendo se proteger, com medo de não conseguir cumprir com suas promessas de palanque, aproveitando-se para politizar informações. É hora de trabalhar!
Alexandre Arraes, ex-prefeito de Araripina pelo (PSB)