
Em entrevista nesta quarta-feira (16), na Arari FM, o vereador Evandro Delmondes apresentou um panorama das principais ações do poder executivo que tramitaram e foram aprovadas na Câmara Municipal nos últimos meses. Entre os destaques está a aprovação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC) dos profissionais da educação ligados ao antigo FUNDEB 40, que inclui servidores como merendeiras e zeladores, anteriormente não contemplados. O projeto já foi encaminhado ao gabinete do prefeito para sanção.
Outras pautas abordadas foram sobre o funcionamento da Cozinha Comunitária, implantada pela Secretaria de Ação Social, Evandro também comentou sobre o uso dos recursos do empréstimo obtido através do programa Finisa, autorizados pela Câmara Municipal. A Câmara também acompanha a situação das rotas escolares na zona rural, que passaram a ser operadas por uma nova empresa.Evandro revelou que o município enfrenta hoje uma situação delicada no que diz respeito às finanças. Somando os compromissos com os empréstimos do Finisa, do Banco do Brasil e outras dívidas renegociadas, Araripina tem hoje um pagamento mensal de aproximadamente R$ 2,2 milhões, o que, segundo ele, impacta diretamente o equilíbrio financeiro da gestão.
Na segunda parte de sua entrevista ao programa Araripina Urgente, o vereador e líder do governo municipal, Evandro Delmondes, destacou avanços significativos nas áreas de transporte escolar, inclusão social, saúde pública e turismo no município.
Evandro iniciou comentando o desafio que é garantir transporte escolar de qualidade, principalmente em tempos de estiagem e dificuldades climáticas. Ele elogiou a gestão do prefeito Evilásio Mateus e da secretária de Educação, Raquel Cantarelli, que, segundo ele, tiveram um “olhar sensível” para a situação dos estudantes. “Foram disponibilizados 44 novos ônibus escolares climatizados. Isso demonstra que a educação vai além da sala de aula. Precisamos cuidar também do caminho dos nossos estudantes”, afirmou.
O vereador também destacou a atuação da vereadora Kalígia Mateus, que é a primeira-dama, e da secretária Leonarda, à frente da Secretaria da Pessoa com Deficiência. Ele ressaltou que essa pasta foi criada com o intuito de acolher e preparar a sociedade para lidar com a diversidade, principalmente com as pessoas neurodivergentes. “Essas pessoas já são preparadas e têm um brilho próprio. A missão da secretaria é preparar as famílias e a sociedade para recebê-las. Temos exemplos como Lionel Messi, uma pessoa atípica e um dos maiores nomes do futebol mundial”, disse Evandro. Ele também anunciou a criação do Conselho Municipal da Pessoa Atípica, que será fundamental para garantir recursos para a secretaria.
Sobre a saúde pública, Evandro reconheceu que há muitos desafios, mas afirmou que a gestão tem um olhar muito atento para essa área. Ele citou as unidades básicas de saúde que estão sendo anunciadas e reforçou o compromisso com o Hospital do Câncer de Araripina. “Há uma perspectiva de recebermos mais de R$ 5 milhões para esse projeto, fruto de uma ação conjunta com o Instituto Medianeira da Paz e a deputada estadual Roberta Arrais. É investimento tão sonhado, importante mostrar, que todos possamos sonhar, e fazer com que o Hospital do Câncer se torne o hospital do Sertão do Nordeste”, afirmou.
Outro ponto de destaque foi o projeto da Alameda dos Jardins, que será implantado na Avenida Antônio de Barros Muniz. O vereador destacou a importância de humanizar os espaços urbanos para oferecer mais lazer e qualidade de vida à população. “Quando as pessoas tiverem realmente a Alameda, poderão ter um convívio melhor em sociedade, Araripina precisa evoluir em espaços públicos. A Alameda será um marco na arquitetura de Araripina”, disse, aproveitando para sugerir ao prefeito a revitalização da área próxima ao riacho São Pedro, com a criação de um parque.
Evandro comemorou a grade de atrações do São João de Araripina, destacando nomes como Mano Walter, Wesley Safadão, Simone Mendes, Tirulipa e Nattanzinho, e enfatizou o impacto que isso terá no turismo. “Araripina está oficialmente na rota do turismo nacional, graças ao trabalho do secretário Gustavo Fontes. Isso já nos permite receber recursos federais e ampliar nossa infraestrutura turística”, explicou.
Ao final, o vereador alertou sobre a seca que atinge o município. “A estiagem foi severa. Em Bom Jardim do Araripe, a principal barragem subiu apenas 16 cm com as últimas chuvas. Nenhum dos nossos reservatórios recebeu sequer 5% da capacidade”, lamentou. Assista entrevista: