Início Notícias “Eu avisei”, diz João Paulo sobre escolha de João Campos para compor...

“Eu avisei”, diz João Paulo sobre escolha de João Campos para compor chapa

65
Deputado João Paulo (PT) em entrevista na Arari FM 10/05/2024 – Foto: Blog do Roberto

A vaga de vice não será do PT: Ela está reservada ao ex-chefe de gabinete do prefeito Victor Marques, recém-filiado ao PCdoB

Por Folha de PE

O Partido dos Trabalhadores vai precisar de um discurso forte para manter a autoestima elevada. A esperada conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o prefeito do Recife, João Campos (PT), sacramentou ontem, depois de duas horas, aquilo que extraoficialmente já se sabia: a vaga de vice não será do PT: Ela está reservada ao ex-chefe de gabinete do prefeito Victor Marques, recém-filiado ao PCdoB.

A legenda integra a Federação Brasil da Esperança ao lado do PV e do PT. Mas os petistas não se sentem contemplados por isso. Sentem-se, de alguma forma, traídos. Pelo PSB e também pelo PCdoB.

O protagonismo político-eleitoral na cidade, colocado em todas as rodas de conversa como principal moeda de troca, não funcionou. Reclamaram em outros momentos  e reforçam: Não se trata desse jeito um aliado com esse potencial.

Na próxima segunda-feira, quando a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, chegar ao Recife para juntar-se às outras forças e oficialmente anunciar o vice, vai precisar tirar da bagagem aquele discurso do ano passado. Na época, ela não levantava sequer a possibilidade de discutir um nome que não fosse petista.

Agora deve agarrar-se a argumentos como a necessidade urgente de forças mais à esquerda se unirem contra a extrema-direita. Será a injeção de ânimo para não deixar feridas expostas, a forma de sanar os arranhões que o próprio partido foi rasgando nas negociações internas, escolhendo nomes a vice sem combinar com o prefeito. O próximo desafio é fazer a militância entrar de corpo e alma nessa disputa.

A reunião de ontem aconteceu no Palácio do Planalto e teve, além dos três, a presença do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Novo estágio
A senadora Teresa Leitão (PT), defensora do nome do ex-vereador Mozart Sales para vice de João Campos, repetiu Gleisi Hoffmann, e manifestou-se pelas redes sociais. Destacou a importância do debate interno. “Isso precisa ser considerado como um novo estágio nas relações políticas locais, com rebatimentos nacionais.” O prefeito João Campos não se posicionou. Em suas redes, apenas a declaração da presidente nacional do PT replicada.

Eu avisei
O deputado João Paulo (PT) que desde o início das discussões alertava para a possibilidade de João Campos não indicar o partido para a vice, deu risada nas redes sociais. Recorreu à música Gargalhada, de Nelson Gondim: “Estou sorrindo, mas posso chorar fazendo cócegas…” E na legenda o recado: “Eu avisei”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here