Edclécio Andrade, 14 anos, é quadrinista e sonha em seguir profissão
Por Secretaria de Educação de Pernambuco
Ansiedade, nervosismo e felicidade. Essas três palavras descrevem o que Edclécio Andrade, de 14 anos, sentia na manhã desta quinta (13) ao participar de sua primeira exposição como quadrinista em uma feira. Mas não foi numa feira qualquer que o jovem estudante da Escola da Independência, localizada em Araripina, deu o seu primeiro passo. Edclécio levou seus desenhos para a Artist’s Alley da Comic Con Experience Tour Nordeste, que começou hoje e segue até o dia 16 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco.
Desde os 10 anos Edclécio observa o mundo ao seu redor de uma forma diferente. “Eu voltava da escola, ligava a televisão e assistia os desenhos que eram transmitidos na tv aberta. Gostava do que via, comecei a tentar reproduzir as cenas no caderno. A cada desenho que fazia fui melhorando os traços e pegando gosto”, afirma.
Com a prática, veio a melhora da técnica. Inspirado pelas Histórias em Quadrinhos (HQ), animes e desenhos que assistia, Edclecio criou o seu próprio HQ, intitulado de Sombra, na qual o herói é o próprio autor. O jovem artista já está criando a segunda edição que fala sobre guardiões de um mundo paralelo, criaturas que travam batalhas e protegem portais que levam a esse mundo imaginário.
Com a participação na Comic Con,o jovem estudante pretende conhecer profissionais e entusiastas da área para que possa crescer mais como quadrinista. “Quero me profissionalizar e seguir carreira nessa área. Sempre me inspirei em personalidades como Mauricio de Sousa, e também acompanho alguns youtubers deste ramo, espero ser como eles um dia”, confessa Edclécio.