Jarbas Vasconcelos, que se propôs a buscar soluções para elaboração do projeto técnico até setembro, através de demanda a ser apresentada ao governador
Por Ronaldo Lacerda / Fotos: reprodução
O grupo que vem debatendo a construção de trechos de asfalto ligando Nascente ao distrito de Socorro passando pela Serra do Inácio, e Trindade ao municpípio Dormentes passando por Santa Filomena apresenta resultados rápidos e satisfatórios, de forma inesperada.
Entre os entusiastas está o comerciante Ronaldo Lacerda, que vem abrindo caminhos via criação de grupos de trabalho e contatos com autoridades.
Por último, entraram na luta os deputados Gonzaga Patriota, que se comprometeu a levar o assunto dia 17 ao governador Paulo Câmara; o senador Armando Monteiro, que quer se encontrar com a comissão para aprofundar o debate e encotrar soluções ao seu alcance, assim como o deputado e ex-governado Jarbas Vasconcelos, que se propôs a buscar soluções para elaboração do projeto técnico até setembro, através de demanda a ser apresentada ao governador Paulo Câmara.
Os primeiros contatos foram favoráveis e agora a comissão se formará e se fortalecalerá para participar ativamente dos momentos decisivos que estão por vir, frisou Ronaldo Lacerda, ao ser procurado pela nossa reportagem.
Ele apresentou os primeiros registros históricos dessa luta que acredita será exitosa: fotos e ofícios entregues pessoalmente ao deputado Jarbas Vasconcelos e ao assessor do senador Armando Monteiro, João Batista. Lacerda frisou que este contato com a assessoria do senador Armando Monteiro foi viabilizada pelo vereador Aurismar Cordeiro, que por motivos superiores não conseguiu se deslocar até a capital pernambucana.
As emissoras de rádio do município e da região estão engajadas com sólido apoio à causa, assim como os blogs.
A PE 615 entre Nascente e o Socorro é um trecho curto que deverá passar pela Serra do Inácio, onde se implanta um parque eólico.
Ele encurta a distância para o polo gesseiro de Araripina chegar com a produção até Petrolina e dali ao Sul do País. Também facilita o acesso de cidades como Santa Filomena e Dormentes ao polo de Araripina e deste município aos vizinhos.
A PE 630 é um trecho mais longo que visa ligar Trindade a Dormentes, uma luta também antiga.
As estradas em questão interligam não apenas cidades, sítios e vilas, mas sobretudo abre caminhos para o pólo gesseiro, parque eólico, jazidas de ferro, setor agropecuário da região mais fértil de Pernambuco e, mais que isso, permite que mimhares de pessoas possam circular com rapidez e conforto em busca de serviços médicos, educacionais, comerciais, de serviço e lazer, possibilitando a abertura, inclusive, de feiras de animais e frigoríficos no entorno de Nascente e Santa Filomena, muito fortes na pecuária de corte e de leite, ainda mais com a produção de mandioca na Serra do Inácio e a Transnordestina ligando aos centros produtores de milho e soja do Piauí, o que nos faz sonhar com a abertura de empresas produtoras de óleos e farelos, como já ocorreu no passado com a Icoasa e Artesa, completou Ronaldo Lacerda.