Início Notícias Escola de Araripina comemora o Dia da Consciência Negra

Escola de Araripina comemora o Dia da Consciência Negra

840

Alunos da Escola Ceru lembraram lutas e desafios que os negros enfrentaram por muito tempo, com desfile, bandeirolas, faixas e apresentação da Banda Marcial.

Por Roberto Gonçalves / Fotos: Blog do Roberto

Com objetivo de combater a discriminação e o preconceito em sala de aula, consolidar conhecimentos acerca das sociedades africanas e subsidiar informações dentro da rede municipal de ensino sobre a promoção da igualdade étnica e da inclusão social, a Escola Ceru de Araripina, levou centenas de estudantes às principais ruas da cidade na tarde desta segunda-feira (20).

Os alunos da Escola que pertence a Rede Municipal, lembraram as lutas e desafios que os negros enfrentaram por muitas décadas, com desfile, bandeirolas, faixas e apresentação da Banda Marcial.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais.[1] Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.[2] A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here