Início Notícias Escalada dos juros e do dólar faz empresas revisar investimentos e colocar...

Escalada dos juros e do dólar faz empresas revisar investimentos e colocar ativos à venda

6
Foto: reprodução

As empresas brasileiras vêm se movimentando diante da inesperada reversão do cenário macroeconômico, com a taxa básica de juros podendo alcançar 15% ao ano e o dólar no patamar de R$ 6, conforme expectativas do mercado. Nos últimos meses, grandes companhias vêm fazendo anúncios envolvendo a redução de investimentos, desalavancagem (redução do endividamento) e a venda de ativos.

A mudança de planos marca principalmente a virada nas expectativas para a taxa de juros ao longo de 2024, com uma piora do cenário no Brasil e no exterior. Em janeiro, a previsão do mercado indicava a Selic em 9% ao final do ano. A decisão da semana passada do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa básica para 12,25% e indicou outras duas novas altas, de 1 ponto cada.

“Não vamos fazer investimento novo”, afirmou o empresário Rubens Ometto, presidente do conselho de administração da Cosan, um dos maiores conglomerados brasileiros. “Com juro de 12% a 13% nada dá para ter retorno”, acrescentou. A declaração foi dada no final de outubro, quando o mercado começava a questionar a capacidade do governo de conduzir um ajuste fiscal mais amplo.

Para enfrentar o novo ano e reduzir sua alavancagem, a Cosan estuda desinvestimentos na Raízen, o braço de energia renovável do grupo, e venda de uma fatia da Compass, que atua no mercado de gás e energia, e na de lubrificantes Moove.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here