TV Grande Rio — Foto: Pablo Luan.
No dia 13 de dezembro deste ano, o Rei do Baião completaria 107 anos. Para comemorar o dia que marca a vida do maior incentivador da cultura nordestina, um evento está sendo organizado pelo grupo da Sanfoneata de Petrolina-PE, a ONG Parque Aza Branca e também pela equipe da TV Grande Rio.
Coordenado por Luiz Rosa, em parceria com os Gerentes da Afiliada Rede Globo em Petrolina, a festa vai reunir mais de 50 sanfoneiros que se envolvem em uma só paixão: a cultura.
Equipe de Programação e Jornalismo se reuniram para a produção do evento. — Foto: Paulo César Lima.
A primeira ‘Sanfoneata do Gonzagão’ vai iniciar na Igreja Matriz de Exu, seguir em algumas ruas da cidade, passaremos também pelo Rio Brígida e em seguida iremos para o pórtico do Mestre Lua.
Depois disso, o grupo faz um passeio pelo Parque Aza Branca e a festa continua no Pé de Juazeiro, onde sempre foi espaço para o xote, forró e baião.
O Gerente de Programação, Operações e Produção Luciano Peixinho atua como produtor cultural há quase 30 anos e continua apoiando o legado que o Rei nos deixou.
Luciano Peixinho participa da equipe que organiza o evento. — Foto: Pablo Luan.
“É sempre uma honra comemorar o aniversário do ‘Mestre dos Mestres’ por isso estamos fazendo essa homenagem andando pelas ruas de Exu com dezenas de Sanfoneiros relembrando a brilhante obra deste homem que marcou a nossa terra e o nosso povo”, destaca.
Junior Beba é o presidente da Ong Parque Aza Branca, localizado em Exu. — Foto: Arquivo pessoal.
O presidente da ONG Parque Aza Branca Junior Beba ressalta que os festejos fortalecem as nossas raízes: “Essa festa é mais um reforço ao que já temos de bom na nossa terra. Junto com essa equipe, nós faremos uma celebração ao espaço que há muitos anos eterniza a obra do Gonzagão e preserva a nossa cultura” , finaliza.
Colecionador de sanfonas, Luiz Rosa é o organizador da Sanfoneata. — Foto: Emerson Rocha / G1 Petrolina
Para o idealizador da Sanfoneata, Luiz Rosa, esse encontro de sanfoneiros reforça a importância do Rei do Baião para a cultura brasileira e o povo sertanejo. “Luiz Gonzaga é uma inspiração para todos nós. Ele continua vivo e vamos mostrar isso na terra do nosso maior inspirador”, afirma.