No Encontro ‘Saberes da Caatinga’, cerca de 150 parteiras, rezadores e raizeiros pretendem fortalecer essas práticas de nascimento e cura ligadas à natureza.
Da assessoria / Foto: divulgação
Adeptos de práticas e culturas milenares que ainda persistem no interior do Nordeste vão se reunir na cidade de Exu (PE), no Sertão do Araripe, de 20 a 22 de janeiro, para trocar conhecimentos. No Encontro ‘Saberes da Caatinga’, cerca de 150 parteiras, rezadores e raizeiros de Pernambuco, Ceará e Piauí pretendem fortalecer essas práticas de nascimento e cura ligadas à natureza. O evento será realizado na Chácara Paraíso da Serra.
O objetivo do evento é incentivar o conhecimento da sabedoria ancestral de cura. O encontro é realizado pela Rede de Agricultores Experimentadores do Araripe, com apoio de instituições como a Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).
Embora o encontro não seja aberto ao público em geral, há cem vagas para o curso de aprendiz de raizeiro. A inscrição para quem deseja aprender a manejar e saber mais sobre o uso terapêutico das plantas custa R$ 20 e pode ser feita pelo endereço saberesdacaatinga@gmail.com. Um dos participantes do evento será o médico fitoterapeuta Celerino Carriconde.