Eu, Sebastião de Carvalho Lacerda (Tião do Gesso), venho por meio desta, esclarecer que, primeiramente, respeito toda e qualquer forma de liberdade de expressão, advinda principalmente dos meios de imprensa, falada e escrita. Porém, depois da matéria divulgada no dia 05 de Dezembro de 2019 no Blog do Magno intitulada “Operação federal nas minas do Rei do Gesso”, é meu dever como cidadão e empresário esclarecer a verdade.
Inicialmente, não condiz com a minha pessoa ser intitulado de “Rei do Pedaço” ou muito menos “Barão do Gesso”. Vim de família humilde e trabalhadora e galguei meu espaço como empresário, gerador de empregos e pai de família dentro da sociedade araripinense. Venci e todo dia trabalho arduamente para melhorar a cidade de Araripina. No referido Blog, há uma narrativa tratando de um perfil que não condiz com a minha pessoa, pois o que eu mais preservo dentro da minha personalidade é a minha humildade e a forma como falo diretamente com funcionários e o povo de Araripina, despido de qualquer tipo de vaidade.
O blog do Sr. Magno cita que houve uma suposta operação federal nas minhas empresas de mineração, em que as primeiras informações diziam respeito à sonegação de impostos, supostas denúncias de trabalho escravo e apreensão de veículos. Vejam bem cidadãos, nada disso condiz com o que aconteceu de fato, pois o que ocorreu foi meramente uma operação de rotina realizada pelo Exército Brasileiro e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para a fiscalização no polo minerário da região do Araripe. Tal fiscalização foi devidamente registrada pela SINDUSGESSO e de forma oficial, pelos órgãos fiscalizadores.
O blog divulga, ainda, imagens de carros da Polícia Rodoviária Federal que fazem meramente e sempre fizeram a escolta dos fiscais do Ministério do trabalho e emprego. Especificamente, na minha mina foram feitas exigências de praxe, em nada havendo irregularidades, tanto é que sequer foram lavrados TAC’s. Além disso, nenhum veículo foi apreendido, tampouco a fiscalização tratava-se de sonegação fiscal. Aliás, a fiscalização desse tipo de conduta (sonegação fiscal) não é da competência do MTE e muito menos do Exército, mas das Fazendas Estaduais e Federais, junto com as polícias Civis e Federais, em nada tendo a ver com o trabalho realizado de forma eficaz pelo exército e o ministério de trabalho e emprego.
Todos esses esclarecimentos estão sendo encaminhados para os meios de comunicação cabíveis acompanhados de documentação emitida publicamente pelo exército, pela SINDUGESSO e pelo MTE.
Por fim, como é sabido por todos, sendo público e notório o meu nome ser ventilado como pré-candidato a prefeito de Araripina e ser bem avaliado, já sabíamos que íamos sofrer todos os tipos de ataques possíveis a minha pessoa e família. No entanto, trabalho com a verdade, não tendo nada a esconder sobre minha vida. Vim de baixo e com muito trabalho e suor consigo vencer todo dia, sempre querendo o melhor para Araripina e o seu povo, para os nossos trabalhadores, e nossa empresa. Sei que isso é só o começo desta difícil caminhada. Contudo, nada temerei e enfrentarei o que vier pela frente. Então, meus amigos, venho deixar essa mensagem de esclarecimento sobre a matéria, no mínimo, desprovida de cuidados, emitida pelo blog do Margo Martins. Portanto, a toda a população araripinense e a quem interessar, a minha mineração continua trabalhando de forma totalmente regular, gerando emprego e renda para esse município que tanto amo.
Sebastião de Carvalho Lacerda
(Tião do Gesso)