O momento de maior tensão, foi quando o procurador do munícipio, Dr. Junior Barros, foi convidado a falar sobre o Concurso Público.
Por Roberto Gonçalves com foto
Em uma sessão bastante tumultuada e concorrida, os parlamentares da Casa Joaquim Pereira Lima, aprovaram com resalva, as contas referentes ao ano de 2013 do Prefeito Alexandre Arraes. A aprovação era uma orientação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco TCE-PE.
Mesmo com a recomendação do orgão estadual, os vereadores da oposição se abstiveram de votar. Lembrando que esses mesmos parlamentares, aprovaram no ano passado, as contas de 2008 do ex-prefeito Emanoel Bringel, quando a recomendação do TCE era pela rejeição.
Na mesma sessão foi aprovado o Projeto de Lei do executivo municipal, que cria o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) dos docentes e servidores do setor administrativo da Autarquia Educacional do Araripe (AEDA). A aprovação foi por unanimidade dos 14 vereadores presentes. Apenas o vereador Humberto Filho não compareceu a reunião desta quinta.
O momento de maior tensão, foi justamento no início da sessão, quando procurador do munícipio Dr. Junior Barros, foi convidado a falar na tribuna da Casa Legislativa, e dizer por que não estava de acordo com a aprovação do Projeto de Lei 008/2016 do executivo municipal, que pede autorização da Câmara, para realização de um concurso público ainda este ano. O líder do governo na Câmara Francisco Edivaldo, ainda tentou contestar sobre a fala do procurador, mas não adiantou.
Dr. Junior Barros, além de dizer os motivos pelos quais não era a favor do certame, por várias vezes durante o seu discurso, saiu da linha de debate e praticamente atacou a gestão do prefeito Alexandre Arraes. Lembrando, que a realização do Concurso Público de Araripina, é também uma recomendação do TCE-PE e do Ministério Público do Estado. O projeto não foi colocado na pauta da reunião para votação, mas continua tramitando nas comissões da Câmara.
Nesta sexta-feira (01) em sessão extraordinária, será colocado em votação as 10 h da manhã, mais um Projeto de Lei do executivo municipal. Desta feita, trata-se da criação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) dos servidores da educação do FUNDEB 40. Este PL deverá ser aprovado sem maiores dificuldades.