Início Notícias Em reunião, Temer orienta Dilma a ouvir mais que falar

Em reunião, Temer orienta Dilma a ouvir mais que falar

812
alt

alt

Dilma e Temer se reuniram pela primeira vez neste ano. Conversa reservada durou 16 minutos, antes da chegada de ministros.

Agência O Globo

BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff recebeu, na manhã desta quarta-feira, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) para uma conversa no Palácio do Planalto, a primeira reunião entre os dois em 2016. A reunião durou cerca de 1 hora e quinze minutos, mas Dilma e Temer conversaram sozinhos nos primeiros 16 minutos. Em seguida, os ministros Jaques Wagner (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) se juntaram a eles. Durante o tempo em que estiveram a sós, Dilma disse que está reativando a reunião do Conselhão, e o vice se colocou à disposição para ouvir empresários, seara na qual tem bom trânsito, e viabilizar as propostas discutidas. Temer sugeriu que a presidente ouça mais do que fale durante a reunião, e que o governo esteja disposto a ser “mais servo” do que dar ordens e aceite as ideias do grupo. Quando os dois ministros entraram, o peemedebista repetiu o conselho e tanto Wagner quanto Berzoini concordaram.

Michel Temer também mencionou a Dilma o documento “Ponte para o Futuro”, com propostas do PMDB para o país, e sugeriu que a presidente fizesse uso de algumas ideias. Dilma afirmou que já conhecia o programa e que o enviou ao ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. Quando apresentado, o “Ponte para o Futuro” foi visto como um sinal de afastamento do governo por parte de Temer e de lançamento do vice-presidente como alternativa a Dilma.

Temer aproveitou o encontro para contar a presidente que foi convidado para ir aos Estados Unidos pelo vice-presidente americano, Joe Biden, e perguntar o que ela achava. Dilma respondeu que achava que ele deveria ir. Na carta enviada por Temer à petista, no fim do ano passado, responsável por azedar a relação dos dois, o peemedebista se queixou, entre outras coisas, de uma reunião que Dilma teve com Biden em janeiro passado e para a qual ele não foi convidado.

A conversa entre Dilma e Temer começou com a presidente mostrando ao vice o relatório do FMI e reiterando que a crise é global e não só circunscrita ao Brasil, e que considerava importante que isso fosse repetido.

A relação de Dilma e Temer azedou no fim do ano passado depois de vir a público uma carta enviada pelo peemedebista à presidente com queixas sobre posturas adotadas pela petista. Depois do episódio, os dois acertaram manter uma relação “institucional” e que seja “a mais fértil possível”.

O convite para o encontro com Dilma foi feito por telefone pelo ministro Jaques Wagner. Ele já havia sondado Temer na semana passada, e ligou novamente na terça-feira para confirmar.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here