O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja novamente à Europa, na noite desta segunda (19), para participar de reuniões bilaterais com os governos da Itália e da França.
Na primeira parada, na terça (20), o presidente deve encontrar o primeiro-ministro italiano Sergio Mattarella e o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, que chegou a visitá-lo quando estava preso em Curitiba, em 2018. A pauta das reuniões com os políticos não foi divulgada pelo Itamaraty.
Já na quarta (21), Lula encontra o Papa Francisco, no Vaticano, que ainda se recupera de uma cirurgia abdominal feita no dia 7 de junho.
Por fim, na quinta (22), o presidente brasileiro viaja à Paris para encontrar o homólogo francês Emmanuel Macron para participar do Novo Pacto Financeiro Global, uma conferência sobre economia sustentável.
O convite para a cúpula foi feito pelo próprio Macron no começo de junho, em que disse que “o mundo precisa de uma economia verde que não deixe ninguém para trás, juntos podemos criar um novo pacto financeiro”.
Esta será a sétima viagem internacional de Lula desde que tomou posse em janeiro, com passagens pela Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes Unidos, Portugal, Espanha, Reino Unido e Japão.