Início Notícias Em noite histórica, Araripina ganha Memorial Ceci Alencar

Em noite histórica, Araripina ganha Memorial Ceci Alencar

741
alt

alt

A homenageada foi a primeira mulher do município a ocupar uma cadeira no Poder Legislativo.

ACE-PMA/Fotos: Fabiano Alencar

Uma noite que vai ficar na história e na memória de Araripina. Assim se define a noite desta quinta-feira, 09, quando aconteceu a inauguração do Memorial de Araripina, que tem o nome de Ceci Alencar, uma das mais respeitáveis mulheres da história política e cultural do município. Foi a primeira mulher de Araripina a ocupar uma cadeira no Poder Legislativo.

altO Memorial é uma parte da rica história política, cultural, econômica e social de Araripina. Tem sua sede no prédio da antiga prefeitura municipal. O prédio foi totalmente reformado, vez que apresentava desgaste em sua estrutura em função do tempo. Todo o trabalho de reforma atendeu aos requisitos de manter a arquitetura original.

O prédio foi restaurado pela prefeitura em parceria com a AEDA – Autarquia Educacional do Araripe, empresários e pessoas físicas e será administrado pela Fafopa – Faculdade de Formação de Professores de Araripina.

O seu acervo foi doado pela própria comunidade. Coube aos técnicos e professores da Fafopa o trabalho de campo na coleta de informações e de fotografias para a formação do acervo. Um trabalho que durou dois anos e se concretizou na noite desta quinta-feira com a abertura oficial para as visitações. O memorial abre as suas portas de segunda a sexta-feira, em dois horários: 08 às 12; 14 às 17 horas.

altO ato inaugural foi bastante concorrido e contou com a participação de representantes das famílias tradicionais; historiadores, escritores, políticos; empresários e a comunidade em geral. O prefeito Alexandre Arraes e a primeira dama Roberta Arraes participaram da inauguração.

“Esse memorial é a realização de um sonho”, assim definiu a Diretora-presidente da AEDA, professora Maria Ramos, que na ocasião, conclamou a todos para preservar o espaço que pertence ao povo de Araripina. “O memorial é do povo de Araripina. Por isso, vamos preservá-lo e que as novas gerações façam o mesmo”, completou.

O prefeito Alexandre Arraes no uso de sua palavra enalteceu a iniciativa da professora Maria Ramos e sua equipe de trabalho. Disse que em sua gestão sempre apoiou as iniciativas que retratam a história do nosso povo e de nossa gente. “Retratar a história de nossa querida Araripina através do Memorial nos enche de orgulho e como prefeito mais ainda, pois ajudamos a edificar um prédio público que servirá para as gerações atuais e as novas gerações”, pontuou.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here