Início Notícias Em encontro com ministro, Paulo Câmara cobra término da transposição e tarifa...

Em encontro com ministro, Paulo Câmara cobra término da transposição e tarifa social sobre o uso da água

610

Nesta sexta-feira, 8, o governador Paulo Câmara se reuniu no Palácio do Campo das Princesas com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, que veio a Pernambuco convidá-lo a participar da Câmara de Conciliação e Arbitragem da AGU sobre a operação e manutenção do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Também o convidou para uma reunião do Conselho Deliberativo da Sudene prevista para a primeira quinzena de maio. No encontro será definido o Plano de Desenvolvimento da Região Nordeste, que deve ser enviado ao presidente Bolsonaro até o final do mesmo mês.

Paulo aceitou os chamados e aproveitou a oportunidade para cobrar o término das obras da transposição e a garantia do pagamento da tarifa social sobre o uso da água. “É importante discutir o canal da transposição, sua utilização, sua gestão. As obras estão praticamente concluídas, já tem água do Rio São Francisco chegando às cidades pernambucanas. O Governo de Pernambuco está pronto, junto com os governos do Ceará e da Paraíba, para fazer essa discussão com o Governo Federal. Vamos fazer isso de forma transparente e tranquila, em benefício da população”, destacou o socialista.

Canuto explicou que o encontro serviu para reforçar a parceria entre as esferas federal e estadual, bem como para acertar os pontos sobre a celebração do contrato de operação da transposição. “Essa conta é grande demais para qualquer um de nós, União e Estados. Há a necessidade da repartição dos custos da operação. E Pernambuco precisa contribuir com a parcela da cota de recebimento da água. Insisto, há algumas divergências que precisam ser alinhadas para que esse contrato seja celebrado, mas é urgente que ele seja celebrado para que a gente possa operar”, ressaltou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here