Frequentemente caminhões são flagrados transportando areia sem proteção pela Av. Perimetral. Em Araripina os motoristas nunca são multados, simplesmente porque não existe fiscalização.
Por Roberto Gonçalves / Foto: WhatsApp
Caçambeiros que trafegam pela Avenida Perimetral em Araripin, Sertão de Pernambuco, são flagrados com frequência descumprindo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que obriga o uso de lonas ou telas de proteção no transporte de cargas. A prática coloca em risco motoristas e pedestres que precisam trafegar por uma das principais vias da cidade.
Além de areia, a reportagem do Blog do Roebrto Araripina, flagrou diversos caminhões transportando entulhos em carrocerias sem proteção. Um pedestre que não quis se identificar e faz caminhada todos os dias pela Perimetral, conta que constantemente presencia caminhões carregados com areia passando sem nenhuma proteção.
“Isso causa muita poeira, é muito ruim para nós que andamos a pé. O pior é que os carros que passam depois pela pista, também provocam muita poeira. Não tem quem agüente”, falou indignado o pedestre.
A lona ou tela, que deve proteger a carga transportada, é um equipamento obrigatório dos caminhões. Muitos veículos até possuem a lona, mas não utilizam do material. Com base no Código de Trânsito Brasileiro a multa para quem descumprir as regras é de R$ 127,69 além de cinco pontos na carteira, sendo considerada infração grave.
A penalidade só passou a valer a partir da nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), criada em junho de 2013. Antes, a lei não especificava a punição. Em Araripina, os motoristas nunca são flagrados, simplesmente porque não existe fiscalização.