De Cidinha Medrado Para o Blog
A Fisioterapia Pélvica é a especialidade responsável por fortalecer o assoalho pélvico, que é o conjunto de músculos e ligamentos que sustentam órgãos como bexiga, útero, intestino e tudo que fica na região baixa do abdômen. Com a fisioterapia é possível evitar problemas que enfraquecem a região, como a incontinência urinária. Atua na prevenção e no tratamento de disfunções pélvicas, urinárias e sexuais, também em todo o período do ciclo vital, seja na gestação, no parto e no puerpério.
Fisioterapeuta pélvica especialista em saúde da mulher, Thaiza Marinho explicou a importância da fisio durante a gestação e algumas disfunções.
“Durante a gestação a fisioterapia pélvica atua na prevenção e no tratamento de patologias, como incontinência urinária, dor lombar e no treinamento para fortalecimento da musculatura pélvica auxiliando para o parto normal”, disse ela.
É um tipo de tratamento que também atende em casos de incontinência fecal, sintomas da endometriose, dor sexual, vaginismo, flacidez vaginal e constipação intestinal, traz orientações e cuidados com a saúde íntima.
“Todas essas patologias podem comprometer a qualidade de vida de nós, mulheres, e a fisioterapia pélvica pode ajudar, espero que as mulheres que possuem algum desconforto pélvico, urinário ou sexual, não deixem de fazer a avaliação médica para obterem os melhores resultados para sua saúde”, explicou. Ouça participação da especialista no programa Araripina Urgente dessa terça-feira (27).