Uma pesquisa da Opus Consultoria sobre intenções de voto ao Governo de Pernambuco e ao Senado, que estava prevista para esta sexta-feira, 16, foi suspensa pelo TRE-PE ontem em decisão liminar. O órgão atendeu pedido da coligação Frente Popular, que tem Danilo Cabral como candidato ao Governo do Estado. Em caso de descumprimento, a empresa pagará multa de R$ 30 mil.
Segundo o TRE-PE, a pesquisa também visava identificar a preferência do eleitorado para candidatos aos cargos de deputado federal e estadual, mas no questionário aplicado não havia perguntas que levantassem a escolha do entrevistado para os cargos proporcionais. Ainda foi apontada a ausência das opções “não sabe” e “não respondeu” no disco de indução, usado pelos institutos para estimular a escolha de um candidato. Além disso, no questionário constam referências à Paraíba, diferente do registro que demonstra intenção de fazer o levantamento em Pernambuco
Diante das irregularidades, o desembargador eleitoral auxiliar Rogério Fialho Moreira concedeu a liminar, impedindo a divulgação da pesquisa.