Eixo Norte levará água para mais de 7 milhões de pessoas nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
ASCOM / Foto: reprodução
O ministro da Integração Hélder Barbalho garantiu nesta quarta-feira (24), em Brasília, que obras do Eixo Norte do projeto de transposição do rio São deverão ser concluídas antes do final do ano.
A garantia foi dada após realizar reunião técnica com a direção da empresa Emsa, empresa que ganhou a licitação para tocar a obra. Quando concluído, o Eixo Norte levará água para mais de 7 milhões de pessoas nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Durante a audiência, o diretor Ubiratan Lima informou ao ministro que a obra está com 27 frentes de trabalho ao longo dos seus 140 quilômetros de extensão. São, ao todo, 1.790 profissionais atuando nesse trajeto, com cerca de 500 equipamentos em operação.
O diretor informou também que no mês de fevereiro próximo a obra terá 2.148 trabalhadores. O Eixo Norte capta água do rio São Francisco no município de Cabrobó (PE) para levá-la até a cidade de Penaforte (CE).
De lá, as águas seguirão por dois canais até os Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. Esses canais estão praticamente prontos, com 98% execução. Ao todo, o Eixo Norte está com 94,9% de suas obras concluídas.