Início Notícias Eixo Leste da transposição leva o volume máximo de água para o...

Eixo Leste da transposição leva o volume máximo de água para o leito do rio Paraíba

758

O objetivo é garantir que as águas do “velho Chico” cheguem o mais rápido possível ao açude de Boqueirão (PB), em Campina Grande (PB).

Por Inaldo Sampaio / Foto: reprodução

A estação de bombeamento do Eixo Leste da transposição do São Francisco, localizada em Sertânia (PE), começou a fornecer no último fim de semana o volume máximo de água para o leito do rio Paraíba, na cidade de Monteiro (PB).

Segundo a assessoria do ministro Hélder Barbalho (Integração Nacional), o objetivo dessa carga máxima é garantir que as águas do “velho Chico” cheguem o mais rápido possível ao açude de Boqueirão (PB), em Campina Grande (PB), para resolver o problema d’água de 18 municípios paraibanos.

As águas do São Francisco, captadas à altura do município de Floresta (PE), já passaram do reservatório de Camalaú, no município do mesmo nome,  e vão continuar percorrendo o curso do rio Paraíba até o açude Epitácio Pessoa (Boqueirão).

Com 217 quilômetros de extensão, o Eixo Leste é composto por canais, seis estações de bombeamento, cinco aquedutos, um túnel, uma adutora e 12 reservatórios.

O canal passa pelos municípios pernambucanos de Floresta, Betânia, Custódia e Sertânia, chegando a Monteiro, na Paraíba, de onde irá até Campina Grande.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here