Mesmo sem citar diretamente o governador Paulo Câmara, a Diocese de Salgueiro divulgou uma nota nessa terça-feira, 2, criticando o Decreto 50.346 que ele assinou no início desta semana, proibindo atividades não essenciais das 20h às 5h, de segunda a sexta, e durante todo o dia aos fins de semana. Por conta da decisão governamental, as paróquias da diocese suspenderam as celebrações com presença dos fiéis aos sábados e domingos, impedindo também que as pastorais exerçam suas atividades.
“O vírus está circulando em nosso País há mais de um ano, todos os dias e horas e não apenas nos finais de semana, para cessar sua atividade de infecção. Nosso povo está sofrendo e morrendo com tamanho descompromisso social por parte das autoridades constituídas! A calamidade pública não veio com o vírus, este só nos revelou as suas entranhas”, expressa a nota assinada pelo bispo Dom Magnus e o chanceler padre José Rogério.
Os religiosos ainda afirmam que o governo transfere responsabilidade estatal à população ao adotar unicamente medidas restritivas sem reduzir ou adiar o pagamento de impostos e contas de consumo, aumentar a frota do transporte público, melhorar o atendimento público, ampliar leitos hospitalares e profissionais de saúde. A nota destaca que a população precisa desenvolver seu trabalho e auferir renda para cobrir suas despesas diárias e mensais, principalmente nesse momento de sobrevivência.
Concluindo, a diocese pede união de preces pelo fim da pandemia. “Dobremos nossos corações e nossos joelhos diante do Senhor e roguemos por Sua misericórdia e que Ele ilumine nossos governantes para tomar as medidas corretas que favoreçam a população e façam acabar este sofrimento, o que está bem claro até agora”. Com informações do Blog do Alvinho Patriota.
A bem da verdade deve-se dizer que o Governo do presidente da República é o grande responsável pelo problema do colapso dos hospitais de nosso país. Acesso à ciência com.posturas Negacionista desde o início de ,2020 criou inúmeros problemas no enfrentamento do vírus e desrespeito à vida e contra as orientações de cientistas e autoridades sanitárias inclusive provocando a demissão de dois ministros da Saúde e nomeando.um militar sem formação que se espera de um Ministro da saúde. O governo federal neste e em outras questões tem a Missão de coordenar o trabalho de enfrentamento da Pandemia. Ele vez de assumir esse essa tarefa portante provocava e.provoca até hoje problemas e conflito com os governos estaduais. Graças a Deus o STF determinou que os governadores tambem.poderiam tomar medidas para enfrentar a Pandemia no âmbito de seus Estados. O STF não transferiu sua responsabilidade para os governadores..E por isso o caos não é maior. Contra a ciência e subestimando o poder de contágio e de destruição, demorou a se convencer que tinha que providenciar vacina para povo Brasileiro.. O resultado é esse a que estamos assistindo. É dever do Estado e dos estados da República defender a vida do povo de a Nação. O esforço de governadores e prefeitos editando medidas restritivas inclusive se organizando para comprar vacinas merece nosso reconhecimento..O fechamento das Igrejas apenas em dois finais de semana não é descaso com.a nossa fé cristã. Creio que seja para evitar aglomerações nos sábados e domingos proibindo todas as atividades consideradas não essenciais evitar,-se-ia a grande aglomeração
.