O secretário de Desenvolvimento Agrário também falou do pagamento do Garantia Safra 2017/2018, realizado pelo Governo de PE no início da semana
Por Roberto Gonçalves / Foto: reprodução
O novo secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco Dilson Peixoto, disse nesta quinta-feira (17) na rádio Arari FM de Araripina, no Sertão de Pernambuco, que todas as comunidades rurais que estão a 5 km do canal da transposição, serão beneficiadas com água do Rio São Francisco.
De acordo com o executivo, o Governo do Estado já está ultimando o projeto para poder ser licitado. “Tem alguns projetos interessantes na nossa pasta que já estão na reta final para podermos licitar. Um deles, trata-se do Programa de Integração do São Francisco, que em todos os canais da transposição, as comunidades que ficam a 5 km, de um lado e do outro, serão beneficiadas com o programa de abastecimento d’água direto do canal do São Francisco. Com a implantação desse projeto, os moradores dessas localidades terão água o ano todo sem problema”, explicou.
Ainda de acordo com Dilson Peixoto, são recursos na ordem de R$ 70 milhões do Governo Federal, que já estão disponíveis. “Esses recursos já estão liberados para que a gente possa rapidamente fazer a licitação e começar a obra”, comemorou.
Na entrevista concedida ao radialista Roberto Gonçalves, o secretário também falou do pagamento da contrapartida do Seguro Safra 2017/2018, realizado pelo Governo de Pernambuco no início da semana. “A contrapartida do Estado é R$ 12,2 milhões. Serão 53 municípios do Sertão, 50 do Agreste, num total 120 mil agricultores. O governador Paulo Câmara entendeu à necessidade, e determinou de imediato que fosse resolvido. Nós tínhamos um prazo até o dia 15 de janeiro prá fazer a transferência para a conta na Caixa Econômica, específica do Garantia Safra, e já no dia 14, o dinheiro já estava disponível na conta da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e fizemos a transferência”, frisou.
Ouça a entrevista na íntegra: