Por 34 votos a 25 e uma abstenção, os senadores derrotaram o governo e estendenram o reajuste a todos os inativos.
Ailton de Freitas / Agência O Globo
BRASÍLIA — Numa dupla derrota para o governo, o Senado aprovou nesta terça-feira a Medida Provisória que estende a todos os aposentados as regras de reajuste do salário mínimo. Com isso, a proposta vai à sanção da presidente Dilma Rousseff. O texto estendendo a política de valorização do mínimo para todos os aposentados foi aprovado na Câmara e agora mantido no Senado.
A MP original apenas prorrogava a atual regra de reajuste do mínimo até 2019. A fórmula garante aumento (acima da inflação) ao trabalhador. A regra prevê que o salário mínimo deve ser reajustado com base na inflação do período (INPC) mais a variação do PIB de dois anos anteriores. Agora, essa regra que garante aumento foi estendida a todos os aposentados e não apenas àqueles que recebem um salário mínimo, como é atualmente.
O líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), disse que a presidente Dilma Rousseff vetará a extensão do reajuste aos aposentados. Delcídio disse que a proposta quebra as contas da Previdência.
— A presidente vai vetar a proposta que estende o reajuste para todos os aposentados. Não tem jeito. Isso quebra a Previdência, não é exequível — disse Delcídio, muito irritado.