Antes de chegar a Floresta para inaugurar mais um pedaço da transposição, Dilma vai passar por Salvador. Lá, inaugurará mais uma estação do metrô da capital. Coisa típica de governo liso: inaugura obra a prestação e a transposição é exemplo disto.
Por Inaldo Sampaio
Ao lado do governadorPaulo Câmara e do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, a presidente Dilma Rousseff vai inaugurar nesta terça-feira (22) no município de Floresta (PE), a segunda estação de bombeamento do Eixo Leste do projeto de transposição do rio São Francisco.
As estações de bombeamento são responsáveis por impulsionar a água de um terreno mais baixo para outro mais alto.
Com mais esta estação em funcionamento, as águas do rio São Francisco poderão alcançar o reservatório Mandantes, o terceiro do Eixo Leste, num percurso de 32,4 km.
Esta estação possui dois conjuntos de motobombas instalados com potência de 7,4 megawatts e vazão de 14 m³/segundo. Ela elevará a água do rio em até 43,1 metros, altura que pode ser comparada a um edifício de 14 andares.
Cada equipamento (bomba) pesa 85 toneladas, o equivalente a 85 veículos de marca popular.
A transposição das águas do rio São Francisco vai garantir a segurança hídrica de 12 milhões de nordestinos em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A obra, com 477 quilômetros de extensão, se divide em dois eixos de transferência de água: Norte (com 260 quilômetros) e Leste (com 217). Ela está com 81,8% de suas obras físicas concluídas.