O Diretor Geral do DETRAN-PE, Sebastião Marinho, estará atendendo a imprensa nesta quarta, a partir das 9h30, para falar sobre a implantação das novas placas no padrão mercosul.
Conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução nº 780, de junho de 2019, os veículos emplacados em Pernambuco, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), passam a contar com a nova Placa de Identificação Veicular – PIV, no sistema padrão Mercosul, a partir do dia 31 de janeiro.
O Contran/Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão regulador e normativo nacional, determinou que, até o final desse mês, todas as unidades da federação adotem o sistema.
Mudanças
A nova placa deve ser revestida em seu anverso de película retroreflexiva na cor branca, com uma faixa azul na margem superior, contendo ao lado esquerdo o logotipo do Mercosul e a bandeira do Brasil ao lado direito, e ao centro o nome Brasil.
Apresentam quatro letras e três números, sequência de identificação diferente do modelo atual, possibilitando um maior número de combinações e de possibilidades de PIVs.