Início Notícias Descobrindo e tratando o autismo: como lidar com essa deficiência; assista entrevista

Descobrindo e tratando o autismo: como lidar com essa deficiência; assista entrevista

344
Foto: Blog do Roberto

Vanessa Lacerda, psicóloga especializada em transtornos como autismo, TDAH e dislexia, com mais de 7 anos de experiência na área, presta atendimento na clínica Ter Mais Saúde

O autismo, uma deficiência que afeta a linguagem, a interação social e a reciprocidade, assim como a hipersensibilidade sensorial, não deve ser considerado uma doença. Segundo a psicóloga Vanessa Lacerda, para que crianças com autismo possam evoluir, é necessário realizar um tratamento que envolva psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e neuropediatras. O objetivo é permitir que essas crianças se desenvolvam e alcancem comportamentos compatíveis com a idade esperada, chegando a atingir até 90% das expectativas. Apesar do tratamento ser importante em qualquer idade, é recomendado iniciar o quanto antes.

O autismo tem raízes genéticas e pode ser mais frequente em famílias com casos de depressão, ansiedade e TDAH. Algumas pessoas com autismo também apresentam TDAH como comorbidade, o que dificulta ainda mais a aprendizagem. Professores são frequentemente os primeiros a notar as dificuldades de aprendizado dessas crianças, como a falta de concentração e a inquietude. Essas características, aliadas à falta de motivação para o ensino, podem indicar a presença do autismo.

Vanessa Lacerda, psicóloga especializada em transtornos como autismo, TDAH e dislexia, com mais de 7 anos de experiência na área, presta atendimento na clínica Ter Mais Saúde, em Araripina. Os atendimentos ocorrem às quartas-feiras pela manhã.

Descubra como oferecer suporte e tratamento adequados para crianças com autismo, permitindo que elas atinjam todo o seu potencial!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here