Só Daniel Coelho, do Cidadania, votou contra. Deputados como João Campos e Marília Arraes votaram contra o Nordeste
Por Magno Martins / Foto: reprodução
Quase a totalidade dos deputados federais de Pernambuco disseram sim – igual a Tiririca – e aprovaram R$ 50 bilhões para ajudar São Paulo. Com os votos deles, a Câmara dos Deputados aprovou uma proposta inconsequente de ajuda aos estados e municípios que, na prática, é uma espetacular transferência de renda para os estados mais ricos sem que os do Nordeste tenham o mesmo nível de ajuda.
De acordo com Projeto de Lei, o Governo Federal transfere para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná, 60% da compensação de todo o ICMS a ser pago pela União enquanto para os nove estados do Nordeste ficariam apenas 17%. Tal decisão, que ainda vai ser apreciada no Senado, contribui para aumentar ainda mais a concentração de renda entre regiões.
Só o deputado Daniel Coelho, do Cidadania, votou contra. Marília Arraes e João Campos disseram sim a São Paulo. A bancada inteira do Partido Socialista Brasileiro: Felipe Carreras, Danilo Cabral, Tadeu Alencar e Gonzaga Patriota. Túlio Gadelha e Wolney Queiroz pelo PDT. Renildo Calheiros pelo PCdoB. Carlos Veras pelo PT. Raul Henry pelo MDB. Sílvio Costa e Ossésio Silva pelos Republicanos. Fernando Monteiro e Eduardo da Fonte pelo PP. Luciano Bivar pelo PSL. André de Paula pelo PSD. Augusto Coutinho pelo Solidariedade. Fernando Rodolfo pelo PL. Ricardo Teobaldo pelo Podemos. Fernando Filho do DEM. E Sebastião Oliveira também pelo PL.
O Pastor Eurico se absteve de votar. Se o objetivo era derrotar Bolsonaro, deram um tiro no pé, e terminaram derrotando o Nordeste. Uma vergonha para a política de Pernambuco! Já fomos melhor representados.