Evento estratégico consolida, a partir de hoje, em Igarassu, políticas públicas para o fortalecimento da Economia Solidária e posiciona Pernambuco como referência nacional no setor
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE), promoverá, de hoje até a quarta-feira (4/12), a IV Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária. O encontro será realizado no Centro Mariápolis, no município de Igarassu, reunindo 210 delegados de diferentes territórios pernambucanos para debater e formular diretrizes voltadas ao fortalecimento da economia solidária no Estado e no Brasil.
O evento, que é etapa preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (CONAES), reafirma o compromisso de Pernambuco com a inclusão social, o desenvolvimento sustentável e a democratização das políticas públicas para empreendimentos solidários. “A Conferência traz alto impacto para o fortalecimento e desenvolvimento da Economia Solidária no estado, uma vez que permite que diversos atores – incluindo movimentos sociais, gestores públicos e empreendimentos econômicos solidários – dialoguem e proponham soluções articuladas para o tema”, afirma o Secretário Executivo de Empreendedorismo da SEDEPE, Carlos Frederico Ferreira.
Para o gestor, a ocasião representa, ainda, a consolidação das conferências territoriais realizadas neste ano, também com o apoio da Secretaria. “Esses encontros visam fornecer elementos que orientem tanto a atuação do poder público, quanto a mobilização da sociedade civil em torno dessa pauta, e para a construção de uma política pública promotora de equidade, sustentabilidade e desenvolvimento econômico integrado”, destaca o secretário executivo.
PROTAGONISMO PERNAMBUCANO – Reunindo delegados escolhidos nas 10 conferências territoriais realizadas desde agosto, a IV Conferência Estadual, que está sendo retomada pelo Governo Raquel Lyra depois de dez anos, terá como objetivos principais: sistematizar propostas oriundas das conferências territoriais, consolidando-as como contribuições para a conferência nacional; elaborar o Primeiro Plano Estadual de Economia Popular e Solidária, um marco estrutural para as políticas públicas do setor; eleger 75 delegados para a etapa nacional, os quais representarão Pernambuco na CONAES, prevista para agosto de 2025, em Brasília.
Mais do que um evento, a IV Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária, que também tem o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, é uma reafirmação do compromisso do Governo do Estado com um modelo de desenvolvimento inclusivo e sustentável. Ao integrar-se ao debate nacional, o estado de Pernambuco consolida sua posição de liderança, apresentando propostas inovadoras e alinhadas às demandas locais e aos objetivos de justiça social e sustentabilidade global.
PROGRAMAÇÃO – Durante os três dias do evento, os participantes terão uma agenda intensa que combina debates, formulação de propostas e momentos culturais. Seguem abaixo os destaques:
Hoje – Início 18h
● Abertura oficial.
● Programação cultural.
Amanhã – Início 9h
● Balanço de políticas públicas e análise da conjuntura estadual e nacional.
● Leitura e aprovação do regimento interno.
● Formação de grupos de trabalho.
● Elaboração das propostas.
● Programação cultural.
04/12 – Início 9h
● Plenárias para leitura e aprovação das propostas.
● Eleição dos delegados para a 4ª CONAES.
● Encerramento.