Foram disponibilizados cinco advogados e uma estagiária do curso de Direito, para atender a população carente.
O Núcleo de Assistência Judiciária (NAJ) é um órgão da Prefeitura de Araripina que funciona como uma defensoria municipal a favor das pessoas, notadamente as que não dispõem de condições financeiras favoráveis. O órgão está atuando de acordo com a Lei 1.060/50, atendendo as pessoas que precisam de um advogado para acionar a justiça civil. O NAJ não atua em ações na área trabalhista.
O prefeito Alexandre Arraes (PSB) disponibilizou cinco advogados e uma estagiária do curso de Direito, para atender a população carente, que não tem como pagar honorários advocatícios. A equipe é formada por, Dr. Hênio José Gomes de Andrade, Dr. Leonardo Alencar de Figueirêdo, Dra. Maria Margarida da Cunha, Dra. Verônica Cristina de Souza, Dra. Marianna Castro Batista Moisés e a estagiária Luciana Batista.
De acordo com informações do coordenador do órgão, o advogado Hênio José Gomes de Andrade, a defensoria municipal atende em média 300 pessoas por mês.
Os procedimentos mais procurados são ações de pensão alimentícia, divórcios consensuais e litigiosos, regulamentação de guarda, regulamentação de visita, investigação de paternidade, regulamentação de união estável e interdições.