Início Notícias Custo Venezuela: apoio de Lula a Maduro pode aumentar rejeição ao PT...

Custo Venezuela: apoio de Lula a Maduro pode aumentar rejeição ao PT nas eleições municipais

228
Foto: reprodução

Além de colocar em xeque a política externa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na região, o envolvimento do Brasil na tensão política da Venezuela também pode respingar em fatores internos. Para analistas ouvidos pela reportagem, o tema pode ser levado em consideração pelos brasileiros e aumentar a rejeição do PT nas eleições municipais de outubro.

Com um alinhamento histórico a ditaduras latino-americanas, o PT voltou a evidenciar essa aproximação ao reconhecer a reeleição fraudada do ditador venezuelano, Nicolás Maduro. Em nota assinada pela Nacional Executiva, a legenda parabeniza o autocrata e celebra a “jornada pacífica, democrática e soberana” do processo eleitoral no país.

Tal posicionamento evidenciou um racha na legenda e também no governo, com figuras se opondo à declaração do partido do presidente Lula. Na avaliação de especialistas, o declarado apoio do PT a Maduro pode boicotar os candidatos da legenda e os apoiados por ela durante as disputas municipais, sobretudo nas principais capitais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.

“Nas regiões com menos habitantes esse é um tema que não entra tanto e a disputa é muito local, mas nas regiões com mais de 100 mil habitantes pode prejudicar bastante [os candidatos apoiados por Lula] porque é um tema que oposição vai usar contra ele”, pontua a cientista política Deysi Cioccari.

Além disso, Vito Villar, analista de política internacional da BMJ Consultores Associados, pontua ainda que a política externa é um tema de interesse dos brasileiros e que pesa em períodos eleitorais. Discussões envolvendo a Venezuela, contudo, têm um peso depreciativo e devem pesar contra Lula e seu partido.

“Uma coisa que a gente tem no governo atual – e que não teve nos dois primeiros mandatos do presidente Lula e no próprio governo Dilma – é o custo político interno de você ser abertamente favorável ao Nicolás Maduro. Acho que não tem nenhum país no mundo hoje que carregue uma visão tão negativa na visão da opinião pública brasileira quanto a Venezuela”, pontua Villar. (Gazeta do Povo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here