A quaresma significa o tempo de conversão interior.
O objetivo dessas práticas é o reconhecimento das necessidades da igreja.
Por Roberto Gonçalves
A quaresma, um dos períodos mais importantes para a fé católica, começou nesta quarta-feira de cinzas (18). A quaresma significa o tempo de conversão interior. Esse período tem uma duração de 40 dias, pois antecede a Páscoa.
Em Araripina, foi realizada no Centro Paroquial, missa com louvores, orações e pregações que celebraram o início da quaresma. A cor que representa esse período e faz parte da decoração das igrejas é o roxo, que significa penitência e luto.
Durante o tempo quaresmal os católicos também fazem um esforço para recuperar o ritmo de preparação, principalmente aos domingos. Neste período é comum para os cristãos dar início ao jejum ou abstinência, momento em que alguns deixam de comer carne, ingerir bebidas alcoólicas e ainda alimentos que para muitos é um sacrifício abandonar. Para os católicos, essa atitude significa a libertação espiritual para encontro de uma vida mais próxima de Deus.
O objetivo dessas práticas cristãs é que as pessoas reconheçam necessidades para o bem da igreja durante este tempo. Tanto o jejum quanto a abstinência também podem ser trocados por outros sacrifícios.