Início Notícias Crise: única Universidade Federal do sertão pernambucano tem corte de 60% no...

Crise: única Universidade Federal do sertão pernambucano tem corte de 60% no orçamento

697
alt

alt

“Considero 2015 perdido para a EAD na Univasf”, afirma coordenador.Cortes no orçamento do Governo Federal para educação têm afetado o ensino da Univasf em Petrolina.

Do G1 Petrolina

Os cortes no orçamento do Governo Federal para educação têm afetado o ensino da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Somente em Petrolina, no Sertão pernambucano, a coordenação dos cursos de Educação à Distância (EAD) teve que demitir cerca de 50% do pessoal, isso porque da verba prevista para o ano de 2015, de R$ 1.4 milhão, apenas R$ 156 mil foi repassado pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o coordenador da EAD, Ricardo Duarte, o recurso para a manutenção do programa para todo o ano deveria ter chegado ainda em janeiro. Nesta segunda-feira (24) os funcionários realizaram uma reunião para explicar os problemas enfrentados para garantir a modalidade na instituição. “Temos uma equipe de cerca de 30 pessoas e teremos que cortar pelo menos metade, porque não temos garantia que no próximo mês de setembro teremos recursos para pagar o salário dos funcionários”, explicou o coordenador da EAD.

Além da redução do número de servidores terceirizados, outras atividades também foram prejudicadas. “Nós estamos presentes em 38 municípios e viajamos muito para encontros presenciais e aplicação de provas. Como viajar sem combustível e motorista? A equipe tem que dormir, almoçar e jantar e como vai pagar diária para motorista e professor sem ter recursos financeiro? Este ano eu só consegui fazer uma viagem. Fui à Sobradinho-BA porque a prefeitura mandou um carro vir me buscar e me trazer de volta. A situação é caótica”, lamentou o professor Ricardo Duarte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here