Tem se tornado bastante comum em todo o Brasil a clonagem de contas de WhatsApp, mediante o cadastro de números de telefones parecidos com os das vítimas. Na tarde dessa quarta-feira, 22, em Trindade, o comerciante Mansueto Delmondes foi alvo dessa prática criminosa. Ele teve a conta do WhatsApp tomada por um hacker, que passou a pedir dinheiro emprestado a todo os seus contatos.
Em entrevista ao radialista Emanoel Cordeiro, o comerciante relatou que ao tentar acessar o WhatsApp, percebeu que o aplicativo estava sendo desinstalado. Então, tentou instalar novamente, porém, o aplicativo notificou que o número já estava sendo usado por outra pessoa e não podia ser cadastrado. “Peguei meu outro celular, olhei e vi que a pessoa estava online, usando meu contato e a mesma foto do perfil”, lembra.
Para evitar que os amigos fossem ludibriados, Mansueto publicou no Facebook que sua conta do WhatsApp tinha sido hackeada e pediu que bloqueassem o número. Algumas pessoas chegaram a dirigir-se ao banco para fazer a transferência do valor solicitado, mas desistiram ao serem informadas do golpe.
O comerciante deixa o alerta para os moradores da região. “Fica o alerta para ter muito cuidado com essa prática. Eu já tinha ouvido falar muitas vezes, mas nunca imaginei que ia acontecer comigo e aconteceu. Então é bom a gente ficar esperto”, adverte. (Com informações de Alvinho Patriota)