Início Notícias Creches da prefeitura do Recife viram alvo de inquérito do Ministério Público...

Creches da prefeitura do Recife viram alvo de inquérito do Ministério Público de Pernambuco

47
Prefeito do Recife João Campos / Foto: Rodolfo Loeperte PCR

MPPE vai vistoriar cinco creches de diferentes regiões do Recife para apurar denúncias de ausência de Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)

JC Online

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou inquérito civil para apurar a denúncia de ausência de Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) em creches inauguradas pela prefeitura do Recife.

De acordo com o MPPE, os elementos trazidos pelos denunciantes “são insuficientes para a formação do convencimento”, e o inquérito foi instaurado a partir da necessidade de efetuar diligências para a compreensão da questão.

A decisão foi assinada na última quinta-feira (12) pela promotora de Justiça Gilka Maria Almeida Vasconcelos de Miranda. Segundo ela, o inquérito foi aberto a partir de denúncias sigilosas recebidas por meio da Ouvidoria do órgão e de notícias veiculadas na imprensa sobre possíveis irregularidades nos equipamentos.

As denúncias sobre a suposta falta de documentação legal das creches foram noticiadas pelo Marco Zero Conteúdo e, desde então, se tornaram o principal tema de crítica dos opositores à gestão de João Campos (PSB) nesse período eleitoral.

As creches citadas no documento do MPPE são:

  • Creche Pão da Vida 1 e 2, na Ilha de Joana Bezerra e no bairro de São José;
  • Creche Arca de Noé, no Arruda;
  • Escola Comunitária Mundo Infantil do Chié, em Campo Grande;
  • Sociedade Beneficente Mista 12 de Outubro, em Areias.

Entre as ações previstas no inquérito estão uma visita e uma vistoria técnica nas creches, feitas pela promotora titular, pela Equipe Pedagógica das Promotorias de Educação e pela Gerência Executiva Ministerial de Apoio Técnico (GEMAT).

Esses eventos estão marcados para os dias 16 e 17 de setembro, segunda e terça-feira da próxima semana, às 10h.

De acordo com a promotora, as visitas têm o objetivo de “verificar a adequação da estrutura física às normas técnicas que se referem às instituições de ensino infantil”.

Em 2023, de acordo com dados do Censo Escolar, a rede pública de ensino do Recife tinha 21.188 alunos matriculados na Educação Infantil, sendo 7.636 em creches.

Jornal do Commercio pediu um posicionamento à prefeitura do Recife e aguarda retorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here