O Crea-PE mantém uma forte dedicação ao desenvolvimento sustentável de Pernambuco. Essa prioridade se reflete, especialmente, na execução de obras estruturantes que visam não apenas a melhoria da infraestrutura, mas também a promoção da qualidade de vida da população. Com esse foco, o presidente do conselho pernambucano, o engenheiro civil Adriano Lucena, reuniu-se nesta quarta-feira (23) com a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, e com o secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Estado, Diogo Bezerra, para reafirmar essa prioridade da gestão.
Na ocasião, Lucena destacou a promoção de debates entre os profissionais e a sociedade sobre temas essenciais, como saneamento básico e mobilidade, além de discussões lideradas pelo Comitê Tecnológico Permanente do Crea-PE, abordando a duplicação da BR-232 até Salgueiro, o Arco Metropolitano, a Transnordestina, entre outras obras importantes. “Nós estamos à disposição do Governo de Pernambuco para contribuir com esse debate e com o plano de ação que possa tirar as grandes obras do papel, fortalecendo também a Engenharia, Agronomia e Geociências nessa construção. Precisamos olhar para frente, para o progresso, e isso envolve o nosso meio e a nossa mão de obra para executarmos esse planejamento”, afirmou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena.
Durante a reunião, Lucena parabenizou o Estado pelo programa PE na Estrada, que vem somar com outras obras importantes, realizadas com recursos do Governo Federal, como o pacote de intervenções que contempla rodovias como a BR-423 (de São Caetano até Garanhuns); a BR-104 (de Caruaru até a divisa com a Paraíba). O presidente do Crea-PE citou ainda as obras da PE-50 (de Vitória de Santo Antão até Limoeiro); da PE-90 (de Carpina a Toritama) e a duplicação da PE-60 até a divisa com Alagoas, contribuindo para a melhoria da infraestrutura e escoamento de produção dessas regiões.
A vice-governadora Priscila Krause ressaltou que a gestão estadual tem acompanhado os seminários promovidos pelo Crea-PE. “Tenho acompanhado os importantes debates que o Crea está promovendo sobre as grandes obras para o desenvolvimento de Pernambuco. A Transnordestina, por exemplo, é uma prioridade do nosso Governo, e contar com o apoio do Conselho nas discussões e ações é fundamental para concretizarmos essa obra”, destacou.
Salário Mínimo Profissional
Adriano Lucena também aproveitou a ocasião para reforçar com Priscila Krause a questão do Salário Mínimo Profissional, uma das principais pautas de defesa do Sistema. Ele destacou que o edital da Secretaria de Administração do Estado não está cumprindo o que prevê a Lei Federal nº 4950-A. Em resposta, a vice-governadora ressaltou que o Estado também compartilha dessa preocupação e que a situação está sendo analisada.