Divididos em dois grupos, outros convidados visitaram a fábrica da Supergesso em Araripina, que investe nos ramos de materiais para construção civil e gessos industriais
Por Roberto Gonçalves / Foto: Assessoria Crea-PE
Os convidados do Crea-PE que participaram da inauguração da sede própria da inspetoria do órgão em Araripina-PE na noite de sexta-feira (12), se dividiram em dois grupos e participaram na manhã deste sábado (14), de visitas técnicas a empresas da região.
O primeiro grupo visitou à fábrica da Supergesso, que investe nos ramos de materiais para construção civil e gessos industriais. O segundo grupo foi conhecer o Complexo Eólico Chapada do Piauí I, II e III, que fica na divisa entre Piauí e Pernambuco, no alto da Chapada do Araripe.
Participaram das visitas, o anfitrião presidente do Crea-PE Evandro Alencar, presidentes de Creas, conselheiros federais, conselheiros estaduais, inspetores, profissionais, representantes da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-PE), além de colaboradores e demais convidados.
Após as visitas técnicas, os dois grupos se encontraram para almoçar em um restaurante de comida regional (Zé Pelado).
Na parte da tarde aconteceu a 9ª Plenária Itinerante e contou com a participação do presidente do Crea-PE Evandro Alencar, os conselheiros federais Waldir e Ernando, diretores inspetores, profissionais e público interessado. Por fim, à noite, aconteceu um encontro de Confraternização em um restaurante local.
Araripina é a 2ª maior cidade da mesorregião do Sertão Pernambucano e o principal município da microrregião do Araripe, tendo o 26° maior Produto Interno Bruto (PBI) do Estado de Pernambuco, além de ser o maior município da tríplice fronteira Pernambuco-Piauí-Ceará, cidade polo em comércio, indústria e educação. Instalada numa região de interesse nacional: a Área de Proteção Ambiental Chapada do Araripe (APA-Chapada do Araripe), o município é considerado um espaço de articulação institucional, intermunicipal e interestadual.
Junto com Ouricuri, Ipubi, Bodocó e Trindade, Araripina constitui o maior polo gesseiro do Brasil, responsável por 95% do gesso consumido no País, sendo o segmento mais importante da economia regional.