Início Notícias Consultório da Arari FM: Dr. Pedro Rafael tira dúvidas sobre ‘esporão de...

Consultório da Arari FM: Dr. Pedro Rafael tira dúvidas sobre ‘esporão de calcâneo’; ouça

442
Foto: Blog do Roberto

Por Cidinha Medrado

No programa Araripina Urgente dessa terça (19) o médico ortopedista Pedro Rafael levou informações importantes sobre o ‘esporão de calcâneo’, no quadro ‘Consultório da Arari’, foi uma entrevista impactante e surpreendeu a produção com o grande número de perguntas sobre o assunto.

O esporão do calcâneo é resultado do crescimento anormal de um pequeno segmento do osso do calcanhar, que se forma na parte de baixo ou na região posterior desse osso, segundo o médico, em um termo popular que deriva de um problema ortopédico bem mais complexo que a chamada ‘fascite plantar’ (processo inflamatório ou degenerativo que afeta a fáscia plantar, uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo, que garante o formato do calcanhar, até a base dos dedos dos pés.

“Um pouco estranho o nome, um pouco complexo, mas que nada mais é do que uma dor tá na região da face plantar, na região do popularmente conhecido como solado do pé. Essa dor costuma tirar o sossego das pessoas, geralmente é uma dor forte, quando a pessoa pisa no chão pela primeira vez durante o dia, a partir dessa dor gera o esporão no calcâneo, que é uma coisa muito comum, com certeza sempre tem alguém em cada família que já sofreu do esporão ósseo que é bastante estigmatizante, quando você ver aquela radiografia com aquele raio-x que tem aquele gancho, você acaba se assustando”, disse Rafael.

Para Rafael, a dor é um componente emocional muito forte e deixa as pessoas angustiadas, mas muitas vezes aquele esporão não é a causa da dor, inclusive 50% dos casos não dói e a importância do raio-x é mínima, porque a importância maior que tem que ser valorizada é a inflamação do lado, como tratar e como prevenir. Quanto à fascite plantar, infelizmente produz uma dor insuportável quando a pessoa pisa no chão de manhã, por isso, o médico deixou algumas dicas para aliviar, tratar ou prevenir aquela face.

“De manhã você deve pegar uma toalha ainda deitado na cama, antes de pisar a primeira vez no chão e fazer exercícios de alongamento com a perna estendida, o movimento de flexão do tornozelo, segura aquele tornozelo conta até três, tá faz o movimento e puxa o tornozelo em sua direção, esse é o principal exercício; Outra coisa bem prática, bem fácil de realizar é, você pega uma garrafa de água mineral de 500ml congela aquela garrafa, depois coloca a garrafinha de água mineral no chão três vezes ao dia você vai deslizar aquela garrafa de água mineral contra sua região na face plantar, no solado do pé; Também parado, pegar uma bolinha de tênis e colocar ela no chão faz alongamento na fáscia plantar, na região do solado do pé 6 vezes ao dia, e também outro exercício bem interessante, por último, coloca uma toalha no chão e faz que vai dobrar aquela toalha com o pé, então você pega aquela toalha dobrando ela e fazendo exercício de alongamento dessa face plantar para evitar que inflame mais e forme um esporão”, indicou.

Dr. Pedro Rafael disse que existem vários tipos de palmilhas, calçados e fisioterapia que são importantes alternativas nesses casos, mas o mais importante é que as pessoas não demorem a procurar o atendimento médico, fazer os exames específicos e buscar um diagnóstico profissional, pois se tratado, esse problema tem uma eficácia de 90% em 12 meses. Ouça a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here